Afim de facilitar o entendimento sobre direitos e deveres de cada parte no desenvolvimento dos trabalhos, segue abaixo as regras para os projetos.
DESENVOLVIMENTO DE RÓTULOS, SLEEVES, CARTUCHOS, CAIXAS E AFINS
1) O trabalho é dividido em 5 etapas:
- Preparação
-Criação Estratégica
- Ajustes técnicos
- Registros
- Finalizações

Confira os direitos e deveres de cada um no processo:

ETAPA 1 - PREPARAÇÃO
CLIENTE
- Informar qual tipo de frasco será utilizado
- Deixar claro qual é o Público alvo
- Dizer quais elementos visuais que precisam ter no design (cores, ilustrações…)
 
DESIGNER
- Manter registro de todas as informações que o cliente apresentar
ETAPA 2 - CRIAÇÃO ESTRATÉGICA
CLIENTE
- Ser honesto com o feedback (crítica construtiva) sobre as opções iniciais apresentadas
- Cumprir com os prazos
DESIGNER
- Apresentar até 3 opções iniciais em 3D: 
Se o cliente não tiver frasco definido a proposta será apresentada em um modelo "genérico"; Se nenhuma opção inicial agradar o designer fará novas 3 opções.
- Prever espaço onde entrará texto técnico e elementos visuais obrigatórios (símbolos de perigo, códigos de barra…)
- Fazer até 3 ajustes para cada opção inicial se o cliente solicitar
ETAPA 3 - AJUSTES TÉCNICOS
CLIENTE
- Informar medidas exatas e cores do “frasco” (de preferência mandar amostra ou no mínimo planta técnica)
- Enviar textos: Apelos de venda, assuntos explicativos e parte técnica (digitado e já na língua certa)
- Mandar número do código de barras
- Informar normas legais específicas
- Dizer qual tipo de gráfica vai imprimir o material
(Exemplo: gráfica que faz banner não consegue imprimir um rótulo com verniz localizado. Preciso saber isso antes de começar a criar)
 
DESIGNER
- Diagramar todas as informações que o cliente enviar seguindo orientação do mesmo
- Incluir ilustrações, fotos e afins previamente combinadas com o cliente
- Fazer até 3 ajustes em qualquer elemento visual ou texto

ETAPA 4 - REGISTROS
CLIENTE
- Enviar arquivos para registro nos órgãos competentes
- Enviar números e informações regulamentares
DESIGNER
- Colocar todas as informações recebidas nos devidos espaços
- Enviar arquivo conforme especificação do órgão regulamentar
ETAPA 5 - FINALIZAÇÕES
OBRIGAÇÕES DO CLIENTE
- Revisar todos os textos e elementos visuais (o cliente é o responsável final pelo produto e maneira como ele está)
- Aprovar DESIGN FINAL por EMAIL (sem essa aprovação o designer não envia arquivo finalizado)
 
OBRIGAÇÕES DO DESIGNER
- Fazer até 3 ajustes gratuitos antes do trabalho ser aprovado
- Enviar para o cliente arquivo preparado para gráfica
- Garantir que o trabalho seguirá as informações técnicas informadas pelo cliente
- Só enviar arquivo final após OK do cliente por EMAIL.
Após o trabalho ser aprovado QUALQUER AJUSTE será cobrado por hora técnica.
Back to Top